23.4.06

Lisboa, infeliz capital, tantas vezes maltratada

Porque se torna o ambiente em Lisboa cada vez mais insuportável? A presença de edifícios degradados e cinzentos já fere suficientemente a vista, mas esta cidade tem decididamente uma componente especial que a torna impossível de contemplar em dias cinzentos e chuvosos como o que foi hoje. Não é apenas um problema das estruturas físicas, os seus habitantes e administradores também têm a sua responsabilidade e à medida que a cidade perde população [cerca de 250 000 pessoas nos últimos vinte anos] ganha uma periferia cada vez mais saturada…como se o que eu estou a dizer fosse alguma novidade!
Já todos o devemos ter sentido, quantas vezes eu vou a passar a pé por uma rua de Lisboa e quando tomo contacto com o que está em redor [e não me refiro apenas aos edifícios e às atracções, refiro-me a tudo o que está ao alcance dos sentidos] penso para comigo mesmo “Não gosto do que vejo, não gosto do que ouço, não gosto do que sinto…alguma coisa tem de mudar e depressa”, tantas que já é impossível contar.
Mas afinal, Lisboa não é mais do que um microcosmos de Portugal, não é verdade? “Portugal é Lisboa, o resto é paisagem”, muitas vezes ouvi dizer. Se Lisboa é a nossa montra precisa de uma séria reformulação, e não me refiro apenas ao nível das infra-estruturas físicas. Uma cidade é o que os seus habitantes fazem dela e se Lisboa é hoje uma caricatura deplorável de Portugal, nós merecemos.

Click Here