1.10.06

Geórgia vs. Rússia

Ser Presidente da Geórgia tem os seus riscos. Desagradar a Moscovo é um deles, eu não gostava de ser vizinho da Rússia e ainda para mais quando se tem dois territórios independentistas apoiados por Moscovo nas suas fronteiras.
A partir do momento em que se anuncia a retirada da esfera dos interesses da Rússia, as atenções do Kremlin começam a voltar-se. Já houve um aviso, neste Inverno, através do corte da circulação de petróleo. Agora, depois de detenção de quatro oficias russos, acusados de espionagem [acusação nada infundada, uma vez que a Rússia está por trás dos separatismos da Abecázia e da Ossétia do Sul], a Rússia o pior momento do seu desentendimento com a Geórgia desde a indpendência.
Putin não ficou nada satisfeito, e encara a preservação da soberania da Geórgia como um acto de guerra. Como se um país do tamanho e com os recursos da Gérogia pudesse tentar dirigir um acto de guerra contra a Rússia, ainda para mais, próximo do Ocidente.
Não sei se a situação irá piorar, mas que é sempre bom ver a forma como Moscovo continua a tratar os seus vizinhos, lá isso é, sobretudo porque nos faz ver como privilegiados por não termos uma fronteira com a Rússia.

Click Here