6.7.06

Aproximação entre os povos? É mais terapia de grupo!

Querem ver terapia de grupo em acção? Esqueçam o divã do psiquiatra! Vão para um estádio de futebol , comprem um bilhete para um lugar que fique exactamente no centro de um sector, e observem. Observem o que vai à vossa volta, prestem atenção ao que o público diz e vejam de que forma o que se passa no relvado tem influência no que se passa nas bancadas. Vão ver que é a melhor forma de terapia de grupo e se precisarem, há sempre espaço para mais um.
Já muita gente o disse, e eu, desta vez para não ir contra, não discordo. Não discordo porque assistir a um jogo de futebol, quer seja entre clubes rivais, quer seja entre selecções nacionais é uma sessão colectiva, às vezes a multiplicar por cem mil, de psicoterapia. O indivíduo mais normal e mais controlado do Mundo é capaz de soltar as frases mais ofensivas que alguma vez foram proferidas na sua língua e de fazer gestos que ele não fazia desde os seus tempos de escola. É como um soro da verdade, ou se quiserem, com um certo eufemismo, é como uma bebedeira. Não tenho a certeza do preço das sessões de psiquiatria mas tenho a certeza que daria maior valor a um bilhete para um jogo capaz de provocar estes “desbloqueamentos mentais” do que para estar deitado num divã para ouvir um psiquiatra dizer-me que tenho problema com recalcamentos ou com traumas de infância. Como eu já aqui disse, é o único meio onde é permitido insultar outros países e outros povos sem consequências graves.

Click Here