8.5.04

Origem

Avé!
Para começar, decidi explicar a razão do título deste blog.
Já devem ter reparado no endereço 'jp-prometheus'. Se "jp" não é estranho para ninguém que me conheça, "prometheus" já merece uma explicação. Caso não tenham reparado "Prometheus" significa Prometeu, essa figura da mitologia Grega que eu muito admiro. Prometeu foi um dos Titãs, a raça antiga dos deuses Gregos. Certamente, a maioria conhece o mito de "Prometeu agrilhoado", contra a vontade dos outros deuses, Prometeu concedeu uma série de dádivas aos Humanos, entre as quais o alfabeto e a inteligência, de acordo com Platão e a que o tornou mais conhecido, o fogo.
Contudo, Zeus retirou o fogo após ter sido enganado por Prometeu no que dizia respeito a um sacrifício, no qual Zeus apenas recebeu gordura e ossos, enquanto os Humanos receberam a carne.

Após Zeus ter retirado o fogo aos Humanos, Prometeu secretamente devolveu-o por formas ocultas, enganando mais uma vez Zeus. Quando este descobriu que tinha sido enganado, a sua cólera foi terrível. Criou Pandora, a fonte da queda dos Humanos (embora eu não ache que seja assim tão mau...) e acorrentou Prometeu a uma montanha. Para agravar o castigo, todos os dias uma águia atacava Prometeu e arrancava-lhe o fígado. Como Prometeu era imortal, o fígado voltava a nascer todas as noites e voltava a ser arrancado pela águia num tormento que parecia interminável.
O castigo de Prometeu terminou quando Hércules se colocou simbolicamente no seu lugar, e reconciliou-se com Zeus.

A História de Prometeu já está suficentemente bem documentada, se quiserem saber mais façam uma pesquisa. Prometeu para mim é uma figura com um significado simbólico que ultrapassa a mitologia. Prometeu constitui a ideia por trás de uma série de actos com vista ao engrandecimento Humano. O facto de se tratar de um deus que enganou o mais poderoso dos deuses em benefício dos Humanos constitui por si só, um motivo de homenagem. Eu vou até ao ponto de ligar Prometeu a Lúcifer e a todos os Humanos que vêem na Humanidade o motor da mudança e do engrandecimento.
Por hoje acho que vou ficar por aqui, para, espero eu, suscitar o vosso interesse. No futuro vou-lhes dar a oportunidade de mais uma vez entrarem nesta temática, ainda que de forma indirecta.

Bom fim-de-semana!

Click Here